LICENCIATURA EM SOLICITADORIA NÃO É RECONHECIDA NOS CONCURSOS PÚBLICOS EM PORTUGAL

Terminei a minha licenciatura em Solicitadoria, a alegria foi imensa com direito a saudação dos familiares e amigos mais próximos, não era para menos, após 16 longos anos de ensino e de milhares de exames passados outros reprovados, perdendo noites em branco, passando por professores bons, maus e péssimos na forma de ensinar, transpirar de nervos antes de um exame. Após vários anos de incerteza perante o futuro e a investir nos estudos com milhares de euros gastos sem qualquer remuneração, a fazer alguns part-times aqui e acolá, e onde muitos dos meus colegas infelizmente não aguentaram o sistema e ficaram pelo caminho sem concluir os estudos, o certo é que contra todos os obstáculos atingi a minha meta. Mas que meta foi esta?

Há pouco descobri que ao concorrer para diversos concursos públicos nos quais o último foi o concurso para inspector das finanças, fui novamente excluído do mesmo, pelo que alegaram o seguinte motivo “esta a causa de exclusão do interessado conforme a alínea do Aviso X, onde consta “Indicou uma licenciatura que é inadequada face ao exigido no n.º 4 do aviso de abertura.”. Mais uma vez e com indignação e espírito reivindicativo, prontamente reclamei dentro dos prazos legais, a qual exponho em anexo a reclamação. Aguardo resposta que prontamente irei expor no blogue.
Como é possível neste país as instituições públicas criarem mais um curso ao qual foi conferido o grau de licenciatura fazendo parte do agrupamento de direito e o mesmo perante organismos institucionais não ser reconhecido?

No entanto existe publicidade nos institutos superiores que promovem esta licenciatura alegando acesso privilegiado a vários organismos públicos (pj, finanças, tribunais, conservatórias, etc), aliciando os alunos de forma a encher as universidades para auferir de maiores rendimentos, sem existir um consenso com as instituições públicas. A única saída actual deste curso é estarmos subjugados á boa ou má vontade de alguns solicitadores que nos dão a oportunidade de poder estagiar ou laborar como empregados forenses, por vezes existe a sorte de sermos remunerados com o ordenado mínimo, noutras vezes somos obrigados a estagiar gratuitamente isto para poder aceder á profissão de solicitador. Mais uma vez estamos a ser vítimas de um sistema que unicamente visa os lucros desmesurados de umas quantas instituições onde todos lucram menos nós! SERÁ QUE JÁ NÃO É TEMPO DE NÓS JUVENTUDE NOS INDIGNARMOS?????

Autor: JD

3 comentários:

  1. O cenário que descreves é dramático e exige meditação profunda e resoluções efectivas; mas como disseste, nada se faz sem a nossa intervenção. Espero que os estudantes e profissionais da área se mobilizem no sentido de revolucionar o sistema vigente.

    ResponderEliminar
  2. Estive inscrito em SOL, mas pelo estudo que fiz... existem montes de cursos de SOL....
    Não existe nenhuma linha orientadora, no que diz respeito à gestão académica... é tudo um negócio !

    O problema é que temos sempre batatas a mais... ou melhor não temos escoamento para....

    Só se safa quem pertencer à sociedade do cunhacimento...

    ResponderEliminar
  3. Boas, aprecio muito este testemunho vou anexa-lo a uma critica que fiz no mesmo sentido
    http://peterparkerpt.blogspot.pt/2012/11/solicoiso-que-e-isso.html

    ResponderEliminar